TEORIA SOBRE OS MORROS

Olhando de cima do Alto do... em Recife. Percebi o quanto os morros são interessantes devido às suas topografias, o modo como foram feitos, e como eles são habitados. Chega a ser engraçado o modo como o povo utiliza esse espaço.
De onde eu estava fica outro morro, e um vale no meio dos dois, onde existe uma rua bastante comprida e movimentada, utilizada pelas principais linhas de ônibus que existe naquela área.
As casas,dispostas irregularmente umas sobre as outras, parecem brinquedos. Casas das mais diversas cores, tamanhos, de taipa, tijolos, umas na beira da barreira, outras afastadas dela. É claro que não tem nenhuma pessoa de posses por lá, se não, talvez não morasse no morro.
Minha teoria é que há uns dez ou 30 mil anos caíram muitos meteoros por essas áreas onde  hoje tem morros. Não existia nenhuma cratera, mas os altos era ligados uns com os outros, mas com o impacto dos meteoros criou-se uma grande cratera, dando origem aos morros. A impressão que se tem é que isso é um grande vulcão, pois alguns lugares, ruas e córregos, são rodeados deles, morros. Ficando aquele espaço como um córrego mesmo. Essas ruas, rodeadas de morros, parecem uma prisão, como se a gente estivesse dentro de uma caixa, feitos ratos.
 E, ao longo da extensão desses morros ha várias "ruas", na verdade ladeiras, que levam ao topo dele. É o "alpinismo" diário dos moradores, e creio que a maioria deles são mais saudáveis do que os que vivem na parte baixa, como Boa Viagem, Espinheiro, etc. Algumas ladeiras são esquisitas, mesmo de dia, e ha tantas bifurcações que não da para entender direito para onde elas vão, levam a qualquer lugar. Quem quiser se esconder de qualquer coisa, entrando nesses lugares ficará bem protegido.as rus formam verdadeiros limbos.
Se eu fosse o prefeito, e tivesse apoio para isso, pois o prefeito precisa de apoio, tanto dos vereadores quanto do povo, eu faria escadas rolantes para subir o morro. Algumas ladeiras parecem mais que estão em pé, mesmo para quem sobe andando é difícil. Em  algumas ladeiras os carros não sobem, a não ser os fuscas, pois eles são carros potentes, muito mais potentes que os de agora. Ja vi muitos carros metidos a besta porem a língua de fora numa ladeira pequena, quanto mais essas grandes. Bem, essas escadas rolantes nos morros valorizariam o lugar, o comercio, turismo; sim, turismo, os morros têm uma visão esplêndida, procurem experimentar. Haveria uma pequena taxa para manutenção das engrenagens, divididas entre os moradores da área, e quem fosse de fora pagaria um pedaço para subir pela escada rolante. Esse serviço funcionaria até a meia noite, e começaria às 6h00 da manhã, de segunda a sexta, no começo, e com o tempo, se desse mesmo certo, ficaria todos os dias. Creio que será uma revolução. Ajudaria quem quer levar os móveis, por exemplo. Apenas botaria os mesmos na escada rolante, e ele subiria numa boa! Todo mundo iria querer morar nesses lugares. Atualmente, para facilitar as mudanças, os móveis são levados para o alto e depois levados ladeira abaixo, dependendo da mediação de onde mora a pessoa.


J.M.Lou

Comentários

Postagens mais visitadas